terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cultura: uma mercadoria que está à venda

O que eu vou falar aqui acho que todos tem um pouco de conhecimento. Afinal, ta na nossa cara!!

Bem, o que se trata e' que o conhecimento, a literatura, a arte e nos, os proprios seres humanos, nos tornamos produtos de consumo! Sim, produtos de consumo!

Vou falar um pouco mais a respeito...

Industria cultural = conversao da cultura em mercadoria, processo de subordinacao da consciencia à racionalidade capitalista.


Esse fenomeno consiste em produzir ou adaptar obras de arte segundo um padrao  de gosto bem-sucedido e desenvolver as tecnicas para coloca-las no mercado.
A familia e a escola, depois da religiao, estao perdendo sua influencia socializadora para as empresas de comunicacao.


 O capitalismo rompeu os limites da economia e penetrou no campo da formacao da consciencia, convertendo os bens culturais em mercadorias.

Absurdamente, as obras de arte e as proprias ideias, senao as pessoas, sao criadas, negociadas e consumidas como bens cada vez mais DESCARTAVEIS, ao mesmo tempo em que estes sao produzidos e vendidos levando em conta principios de construcao e difusao estetica e intelectual que, antes, eram reservados apenas às pessoas e ao pensamento.

A seguir, um exemplo bem claro(carnaval) e algumas informacoes a mais...





O Carnaval como mercadoria: debatemos as mudanças no carnaval de São Paulo, influenciadas pelo poder 
público, pela legislação, pela mídia, pela verba, e pelos sambistas que faziam
parte das agremiações carnavalescas da época.


Hoje, o espetáculo que é feito no Sambódromo do Anhembi, e transmitido pela
televisão, é produto de muitas transformações e de uma proposta relacionada a
dinheiro, exposição, plasticidade e política, muito longe da proposta de
comunidade, folia, rua e batucada do começo do século passado.

A relação da mídia com o carnaval acontece com a explosão da era do rádio a
partir dos anos 30.
No ano de 1951, pouco tempo depois da inauguração da segunda emissora de
TV do Brasil, a “PRG-3 TV Tupi” (canal 6 do Rio de Janeiro), a Tupi de São
Paulo havia mandado sua unidade móvel para que eles gravassem o desfile de
carnaval de rua, que lá exitia. Assim, ao transmiti – lo, faziam as vontades dos
mais ricos da época, já que estes, se recusavam a participar da festa popular.



a Rede 
Globo, sempre muito esperta, atualizou – se em seus equipamentos de transmissão, criou o símbolo do 

carnaval, a Globeleza, fez jingle com Jorge Aragão (“Na tela da TV no meio
desse povo / A gente vai se ver na Globo), e assumiu as transmissões do
carnaval paulistano e carioca, tendo ela todo o direito de imagem sobre os dois
eventos.


O carnaval hoje é produto de exportação da televisão, e a tendência é que a
plasticidade e o espetáculo aumentem a cada ano, dado ao investimento que
também cresce como o tempo.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Realidade Inventada



"Ninguém negará que, na maior parte dos filmes atuais, tudo é um tanto irrealista. Eles dão um tingimento cor-de-rosa aos mais negros cenários."

Vamos combinar que a chance de um colonizador se apaixonar por uma índia é a mesma de uma perua se apaixonar por um mendigo. Porém, no filme "Pocahontas" isso acontece, e o mais lindo da história é que os colonizadores desistem de tomar as terras dos índios em nome do amor da Pocahontas e do John Smith. Bom, seria lindo mesmo se esse tipo de coisa existisse na realidade.
O cinema cria uma nova realidade, reinventando fatos e despertando desejos e sonhos nos espectadores.
Porém, "essa realidade inventada" não é marcada apenas pelo lado da magia e pela fantasia que desperta em quem assiste a obra. Tais filmes, programas e telenovelas encobrem tanto os fatos verídicos que convencem a cabeça das pessoas (em sua maioria alienadas) que foi aquilo que realmente aconteceu. Um exemplo claro que podemos utilizar é a Independência do Brasil. Quem estudou História sabe que era necessário proclamar a Independência imediatamente por questão de sobrevivência, acontecendo de forma totalmente improvisada. Porém, ao observarmos a letra do Hino Nacional brasileiro, nos deparamos com uma nova versão desse episódio, retrata uma maneira ideológica de como tudo aconteceu, mencionando heróis, um bravo povo que lutou pela liberdade, um belo rio e um sol radiante.
Há também produtores que "tingem o real com cor-de-rosa" com o objetivo de ironizar e fazer a sociedade refletir o assunto abordado. E se o trabalho for bem feito, poderá ter até mais eficácia do que se tivesse tratado a realidade "nua e crua".

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lost...da Mônica!



“Nada se cria, tudo se copia”, disse o comunicador Chacrinha adaptando um conceito da Escola de Frankfurt sobre comunicação de massa, o de que fórmulas que dão certo são repetidas à exaustão. Em tempos de seriados que atraem milhões de espectadores, como Lost, por exemplo, a frase talvez fique melhor como: nada se cria, tudo se parodia. Que o digam os Estúdios Maurício de Sousa que, para a alegria da criançada que já curte o seriado de mistério exibido na AXN (e eventualmente na Globo), lançou o gibi “Lostinho, perdidinhos nos quadrinhos”.


Olha so... Frankfurt e' famoso mesmo eim. Ate Maurico de Souza o conhece...hehehe

Se liga: a televisao nos tornou burros(?)

   Bem, essa figura ilustra muita coisa.  Ela por si so ja diz muito, ou talvez, tudo, nao e' mesmo?
   "A televisao impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente". Era o que dizia Theodor. 

    Como se vê, os sintomas provocados fazem lembrar o "emburrecimento" de quem não consegue diferenciar os próprios pensamentos e acaba indo viver na jaula dos bichos, de que falam os Titãs.

"A internet tambem nao fica para tras, visto que, enquanto plataforma da cibercultura, essa vem a ser um novo suporte por onde corre, agora em escala ainda mais massiva e imediata, o processo de conversão da cultura em mercadoria."

Se liga: escola de Frankfurt - Para entender um pouco

Bem, ca estou eu de novo...
Andei lendo sobre os conceitos, escolas e tendencias da teoria da comunicacao. Pra falara verdade, fiquei bem confusa no meio, e parei, mas enquanto nao chego ao final, postarei um pouco do que li e entendi...


















Primeiramente, escola de Frankfurt era  um grupo de filosofos e cientistas sociais de tendencias marxistas da decada de 20.
Theodor Adorno, junto com Max Horkbeimer foram os craiadores do conceito que se tornou central para os estudos culturais e as analises de midia: o conceito da ''cultura de massas'', que Theodor preferia chamar de de'' industria cultural''. Isso porque essa induziria ao erro de julgar que se trata de uma cultura emergindo espontanea e autonomamente, do seio das massas. Essa interpretacao enganosa, segundo ele serviria apenas ao interesses dos donos dos meios de comunicacao.
Na base este termo, industria cultural, foi criado para definir a conversao de cultura em mercadoria.
'Diferente de muitos pesquisadors da area, Destarte acreditava que os fenomenos de comunicacao podem ser esrudados de maneira independente. Segundo seu modo de ver, as comunicacoes so adquirem sentido em relacao ao todo social.
Enfim, a principal tarefa a que se dedicaram os Frankfurtianos, segundo Max, Freud e Nietzsche,consistiu em recriar suas ideias de um mode que fosse capaz de esclareces as novas realidades surgidas com o desenvolvimento do capitalismo no sec. XX.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Se liga: Moda! Quem nao gosta?



Gente, semana passada ocorreu a 7a edicao do Fortaleza fashion Week, de 14 a 18 de setembro, no Gran Marquise Hotel.
Podemos dizer que comunicacao tambem esta ligada a esse mundo encantador! Usamos roupas para nos comunicar de certo modo com as pessoas a nossa volta. Sem nem que ao menos falemos algo, ja estamos nos comunicando, passando uma imagem! Seja pouco ou muito, nao ha como nao ter um minimo de interesse a respeito desse assunto.
Eu pelo menos, adoro tudo isso, gosto de estar sempre presente e atualizada quando se trata do mundo da moda, e pude comparecer em dois dias ao FFW, conferindo o desfile de algumas marcas. O ambiente bastante agradavel, pessoas ligadas no mundo da moda, brindes(e que brindes, eim. Gostei da bastante da bolsa distribuida pela cronic em seu desfile. Vi o da minha prima e adorei), a presenca de celebridades como Ana Furtado e da festa de encerramento regada a musica e champagne, so ajudaram a incrementar e abrilhantar ainda mais esse grande evento.
Bem, pra quem pederu, e' uma pena. Mas ano que vem tem mais e fica a dica para no proximo nao deixar de comparecer. Fiz essa montagem para voces verem um pouquinho do que roulou por la! Um pouquinho mesmo eim...
(desculpem os erros ortograficos... esse notbook nao ajuda)


 #Ficaadica

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Se liga: Dear John.




Pra quem ainda não assistiu e nem leu o livro, eu suuper hiper mega indico o filme Dear John. Infelizmente ví o filme primeiro e ameei,e com certeza absoluta o livro é melhor do que o filme, então eu já comprei e já comecei a ler.
O que você faria com uma carta que mudasse tudo? 
O filme narra uma história de um saldado(John) que está em casa de licença e uma universitária(Savannah) por quem se apaixona. Nos anos seguintes o casal é separado pelas missões perigosas de John. Eles mantêm contado continuamente através de cartas de amor. Uma correspondência que eventualmente desencandeará conseqüências inevitáveis. 
Quase morro de chorar assistindo..
Pra quem gosta de um belo romancee, 
#ficaAdica

sábado, 18 de setembro de 2010

Se liga: Lady Gaga no VMA


Existe alguma explicação pra isso? hahaha.. essa mulher a cada dia que passa se mostra descontrolada. Lady Gaga ja teve varios looks inovadores, diferentes e escandalosos, mas sera que essa mulher nao tem limites? Pra quem nao entendeu ou nao assistiu o VMA ela foi vestida de carne, isso mesmo, CARNE! A quem ela ta querendo impressionar? Primeiro que nao deve ser nenhum pouco agradavel para ela e muito menos para quem esta perto, pelomenos eu que nao ia querer r cumprimenta-la, hehe. Em segundo lugar mas nao menos importante, quantas pessoas estao passando fome e ela usando isso pra chamar atencao?! Parabens Lady Gaga, voce conseguiu chamar atencao. Ganhou o premio sem nocao VMA 2010!
#Ficaadica.