quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Se liga: escola de Frankfurt - Para entender um pouco

Bem, ca estou eu de novo...
Andei lendo sobre os conceitos, escolas e tendencias da teoria da comunicacao. Pra falara verdade, fiquei bem confusa no meio, e parei, mas enquanto nao chego ao final, postarei um pouco do que li e entendi...


















Primeiramente, escola de Frankfurt era  um grupo de filosofos e cientistas sociais de tendencias marxistas da decada de 20.
Theodor Adorno, junto com Max Horkbeimer foram os craiadores do conceito que se tornou central para os estudos culturais e as analises de midia: o conceito da ''cultura de massas'', que Theodor preferia chamar de de'' industria cultural''. Isso porque essa induziria ao erro de julgar que se trata de uma cultura emergindo espontanea e autonomamente, do seio das massas. Essa interpretacao enganosa, segundo ele serviria apenas ao interesses dos donos dos meios de comunicacao.
Na base este termo, industria cultural, foi criado para definir a conversao de cultura em mercadoria.
'Diferente de muitos pesquisadors da area, Destarte acreditava que os fenomenos de comunicacao podem ser esrudados de maneira independente. Segundo seu modo de ver, as comunicacoes so adquirem sentido em relacao ao todo social.
Enfim, a principal tarefa a que se dedicaram os Frankfurtianos, segundo Max, Freud e Nietzsche,consistiu em recriar suas ideias de um mode que fosse capaz de esclareces as novas realidades surgidas com o desenvolvimento do capitalismo no sec. XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário