terça-feira, 5 de outubro de 2010

Realidade Inventada



"Ninguém negará que, na maior parte dos filmes atuais, tudo é um tanto irrealista. Eles dão um tingimento cor-de-rosa aos mais negros cenários."

Vamos combinar que a chance de um colonizador se apaixonar por uma índia é a mesma de uma perua se apaixonar por um mendigo. Porém, no filme "Pocahontas" isso acontece, e o mais lindo da história é que os colonizadores desistem de tomar as terras dos índios em nome do amor da Pocahontas e do John Smith. Bom, seria lindo mesmo se esse tipo de coisa existisse na realidade.
O cinema cria uma nova realidade, reinventando fatos e despertando desejos e sonhos nos espectadores.
Porém, "essa realidade inventada" não é marcada apenas pelo lado da magia e pela fantasia que desperta em quem assiste a obra. Tais filmes, programas e telenovelas encobrem tanto os fatos verídicos que convencem a cabeça das pessoas (em sua maioria alienadas) que foi aquilo que realmente aconteceu. Um exemplo claro que podemos utilizar é a Independência do Brasil. Quem estudou História sabe que era necessário proclamar a Independência imediatamente por questão de sobrevivência, acontecendo de forma totalmente improvisada. Porém, ao observarmos a letra do Hino Nacional brasileiro, nos deparamos com uma nova versão desse episódio, retrata uma maneira ideológica de como tudo aconteceu, mencionando heróis, um bravo povo que lutou pela liberdade, um belo rio e um sol radiante.
Há também produtores que "tingem o real com cor-de-rosa" com o objetivo de ironizar e fazer a sociedade refletir o assunto abordado. E se o trabalho for bem feito, poderá ter até mais eficácia do que se tivesse tratado a realidade "nua e crua".

Nenhum comentário:

Postar um comentário